Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Exame de faixa preta da Associação Shotokan acontece neste domingo (09)

O exame é uma importante etapa para os karatecas, que precisam ter pelo menos dois anos de treino na faixa marrom, o que equivale a um mínimo de cinco a seis anos de prática no karatê

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 08/03/2025 - Por: Da Redação

Neste domingo (09), a partir das 9h, a Associação Centro América de Karatê Shotokan realizará o esperado exame de graduação de faixa marrom para preta. O evento acontecerá na sede da Shotokan, localizada na Rua Antônio Maria Coelho, 649, no centro de Cuiabá.

O exame é uma importante etapa para os karatecas, que precisam ter pelo menos dois anos de treino na faixa marrom, o que equivale a um mínimo de cinco a seis anos de prática no karatê. O teste avalia a técnica dos candidatos, representando um marco no desenvolvimento dos praticantes e abrindo caminho para o nível superior da modalidade.

Ao todo, nove karatecas, incluindo atletas e profissionais como médicos, dentistas e outros, irão se submeter à avaliação. A banca examinadora será formada por faixas pretas de 6º Dan ou superior, liderada pelo Sensei José Humberto de Souza.

O Sensei Rodrigo de Souza explicou que, no Karatê Tradicional CKTB, a graduação é dividida em três níveis: básico (faixa branca a laranja), intermediário (faixa verde a marrom) e avançado (faixa preta). Segundo ele, alcançar a faixa preta é um passo importante na carreira do karateca, que pode optar por se tornar professor ou continuar a busca por aperfeiçoamento técnico.

A Associação Centro América de Karatê Shotokan é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao esporte, à cultura e à educação, com apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo, além de parcerias com empresas como Bom Futuro Agrícola, EMAL Mineração Aripuanã, CIB Consultoria, Comper, Fort Atacadista, REAL & Cia, ASTER Máquinas, VUON Cartão de Crédito, SECEL-MT, Programa Ponto dos Esportes, CMDCA Cuiabá e Várzea Grande.