Cuiabá , MT -
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Os engenheiros da Porsche GT3 Cup Challenge recuperaram os dados do computador de bordo do carro de Pedro Piquet para estudar o assustador acidente durante a corrida do último domingo, em Goiânia. O piloto de 17 anos saiu apenas com uma fratura na mão e leve trauma pulmonar e recebeu alta do Hospital de Urgências de Goiânia na manhã desta segunda-feira. O sistema do carro do filho de Nelson Piquet registrou informações até o motor parar de funcionar. Foram gravados os dados até 0s3 após o primeiro toque da traseira do carro no chão, depois dos múltiplos giros no ar.
Após contornar a curva 1 em quinta marcha a 207,2 km/h, o Porsche #6 teve um primeiro contato com outro carro a 200,9 km/h. Neste momento, Pedro deixou de acelerar e tocou o freio. Após o segundo contato com o outro veículo, a última velocidade registrada com as rodas no solo foi 169,3 km/h (sempre em quinta marcha).
O sistema registrou também as acelerações máximas com o Porsche no ar. A aceleração lateral máxima foi 8,4 G, a aceleração longitudinal máxima 6,5, e a aceleração vertical, 8,7 vezes a força da gravidade. A aceleração combinada máxima (momento em que o carro está girando) atingiu 12,7 G. Para efeito de comparação: um piloto de caça enfrenta forças de até 8 G, enquanto um astronauta tem treinamentos para fazer o corpo suportar até 9 G.
- Foi um grande susto. Sabemos do risco inerente ao esporte, e o episódio colocou à prova nosso protocolo de segurança, que funcionou muito bem. Graças a isso o Pedro deixa o hospital com só algumas escoriações e mais nada - disse um aliviado Dener Pires, promotor da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.
Confira vídeo no link abaixo:
http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2015/09/pedro-saiu-da-pista-169-kmh-e-girou-mais-que-piloto-de-caca-aponta-analise.html
Acidente de Pedro Piquet na etapa de Goiânia da Porsche Cup (Foto: Reprodução)
O dirigente acrescentou que o trabalho da equipe de resgate médico foi impecável e destacou as condições de segurança do autódromo: "a área de escape é ampla, e o carro não chegou nem perto do muro".
- O carro mostrou mais uma vez o tanto que é seguro, tanto na rigidez do cockpit quanto nas extremidades, que absorveram bem a força da pancada - finalizou.
A categoria compete com o Porsche 911 GT3 Cup. Na classe Cup (pela qual compete Pedro Piquet), é utilizada a mais recente geração do modelo, chamada "991", enquanto a Challenge corre com a versão "997 - II". As principais diferenças são na potência dos propulsores (460 HP na Cup e 450 na Challenge) e o sistema de transmissão (câmbio por paddle shift na Cup e sequencial na Challenge).
Pedro Piquet com o rosto inchado após forte acidente em Goiânia (Foto: Divulgação)