Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Desempenho destacado: Mato Grosso termina entre os 10 melhores nos Jogos da Juventude

Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), competição nacional com atletas de até 17 anos ocorreu de 13 a 28 de novembro

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 30/11/2024 - Por: Da Redação

Entre os estados mais premiados nos Jogos da Juventude, Mato Grosso terminou em sétimo lugar no quadro de medalhas. Realizada de 13 a 28 de novembro em João Pessoa (PB), a competição nacional contou com 157 atletas mato-grossenses, que garantiram 12 medalhas em modalidades como taekwondo, badminton, natação, wrestling e atletismo.

Marcelo Cruz, superintendente da Secel e chefe da delegação, comemorou o feito. “Ultrapassamos nossa meta inicial de figurar entre os 10 melhores, mostrando a força do esporte mato-grossense. É um resultado incrível em uma competição desse nível”, declarou.

A edição de 2024 foi especialmente marcante para Mato Grosso, com recordes históricos no atletismo. Francisco Paulo Petri, de Marcelândia, quebrou o recorde de lançamento de dardo ao atingir 74,66m, superando a marca de 71,04m registrada há uma década. Já Davi Souza de Lima, de Cuiabá, cravou 15,55m no salto triplo, quebrando um recorde que durava oito anos.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE), a delegação teve sua viagem financiada pela pasta, que também organizou as etapas classificatórias estaduais. “Esse desempenho só foi possível graças ao apoio do governador Mauro Mendes e do secretário David Moura, além da dedicação de toda a equipe da Secel”, acrescentou Cruz.

Os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), são reconhecidos como um celeiro de futuros talentos do esporte nacional e ocorreram em três blocos, com modalidades como atletismo, wrestling, vôlei de praia, natação e taekwondo.

Confira as medalhas conquistadas por Mato Grosso:

 

Ouro (6)
Taekwondo: Jhennifer Cristina Pires, na categoria até 49 kg
Natação: Jordan Ferreira Torres, nos 100m costas
Atletismo: Francisco Paulo Petri, no lançamento de dardo
Atletismo: Rafael Tokashiki Souza, no salto em altura
Atletismo: Vitoria da Silva Marques, nos 3.000 metros
Atletismo: Davi Souza De Lima, no salto triplo

 

Prata (2)
Natação: Jordan Ferreira Torres, nos 50m costas
Atletismo: Aldo Neto Tserebre Tsere Uhi, nos 3.000 metros

 

Bronze (4)
Badminton: Jeferson Cristaldo e Jhonatan Damasceno, na dupla
Wrestling: Wandson Rodrigues de Deus, na luta livre até 110 kg
Wrestling: Kaylen Eduarda Gomes, na luta livre até 65 kg
Atletismo: Giovana Santana Reia, no lançamento de disco

A seleção feminina de handebol mato-grossense ainda conquistou o bronze da 2ª divisão dos Jogos da Juventude.