Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Botafogo conquista a Libertadores e entra para a história!

O Glorioso jogou praticamente o jogo inteiro com um jogador a menos no Estádio Monumental, na Argentina

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 30/11/2024 - Por: Da Redação

O Botafogo Futebol e Regatas é o grande campeão da Copa Libertadores de 2024! Em uma final emocionante neste sábado (30), o Glorioso derrotou o Atlético Mineiro por 3 a 1 no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Os gols da vitória foram marcados por Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos, selando a conquista inédita do clube na principal competição sul-americana.

Um jogo eletrizante desde o início

Logo no primeiro minuto, o volante Gregore, do Botafogo, foi expulso após falta dura em Fausto Vera, do Atlético. A decisão do árbitro argentino Facundo Tello deixou o time carioca com um jogador a menos, dando ao Galo amplo domínio de posse de bola, que chegou a impressionantes 80%.

Apesar da pressão inicial do Atlético, a equipe de Gabriel Milito começou a cometer erros, e o Botafogo aproveitou para crescer no jogo. Aos 35 minutos, Thiago Almada, campeão mundial pela Argentina, protagonizou uma grande jogada que resultou no primeiro gol: após um bate-rebate na área, Luiz Henrique abriu o placar para o Glorioso.

Antes do intervalo, o Botafogo ampliou. Luiz Henrique, novamente decisivo, forçou um erro da defesa atleticana, que culminou em um pênalti marcado após revisão do VAR. Alex Telles cobrou com frieza, deslocando o goleiro Éverson e encerrando o primeiro tempo com 2 a 0 no placar.

Reação do Galo e o golpe final do Glorioso

No segundo tempo, o Atlético voltou com mudanças estratégicas, colocando Eduardo Vargas, Mariano e Bernard em campo. A tática funcionou, e Vargas diminuiu a vantagem botafoguense após cruzamento de Hulk em uma cobrança de escanteio. A partir daí, o Galo intensificou a pressão, mas esbarrou na sólida defesa do Botafogo e em chances desperdiçadas por Deyverson e Vargas.

Já nos acréscimos, aos 97 minutos, o Botafogo selou a vitória. Júnior Santos, artilheiro da Libertadores com 10 gols, marcou o terceiro após tentativa de tabela com Matheus Martins. O gol consagrou o título e coroou uma campanha histórica.

Da superação à glória eterna

A conquista é ainda mais especial por marcar a primeira vez que um time vindo da fase preliminar da Libertadores chega ao título. Depois de um fim de temporada difícil em 2023, quando perdeu o Campeonato Brasileiro de forma dramática, o Botafogo se reergueu e, além do título continental, está muito próximo de vencer o Brasileirão em 2024.

Agora, o Botafogo se junta a Palmeiras, Flamengo e Fluminense como representantes brasileiros no Mundial de Clubes da FIFA 2025. O torneio também contará com os gigantes argentinos Boca Juniors e River Plate.

O Glorioso não apenas levantou a taça, mas também escreveu um novo capítulo na história do futebol sul-americano.