Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Confira as chances de classificação do Corinthians para a Libertadores

Veja as possibilidades do Timão garantir vaga na competição continental

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 06/11/2024 - Por: Da Redação

A torcida do Corinthians já começa a sonhar com objetivos mais altos no Brasileirão após a vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras na segunda-feira (4). Foi o terceiro triunfo consecutivo do time, algo inédito nesta temporada, que o afastou da zona de rebaixamento e fortaleceu sua disputa por uma vaga na Copa Sul-Americana e, talvez, na Libertadores de 2025.

Atualmente, os seis primeiros colocados do Brasileirão garantem lugar na Libertadores. Porém, essa lista pode se expandir caso Botafogo, Flamengo e Cruzeiro vençam as competições de que participam (Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana, respectivamente). Caso isso ocorra, as vagas adicionais iriam para equipes que estão mais abaixo na tabela, permitindo que até o nono colocado do Brasileirão conquiste a classificação para o torneio continental.

Hoje, o Vasco da Gama ocupa a nona posição com 43 pontos, cinco a mais que o Corinthians. Nas edições recentes do Brasileirão, quem terminou em nono somou entre 51 e 55 pontos, sendo 53 pontos a média ideal. Para chegar a essa pontuação, o Corinthians, que está com 38 pontos, precisaria conquistar 15 dos 18 pontos que ainda restam, ou seja, vencer cinco das últimas seis partidas.

No entanto, se o Cruzeiro perder para o Racing na final da Copa Sul-Americana, marcada para 23 de novembro no Paraguai, as chances do Corinthians caem consideravelmente. Isso porque, para conquistar a oitava posição, o time teria que atingir 55 pontos – exigindo uma vitória em todas as partidas restantes.

Outro fator que influencia a disputa é o desempenho do Atlético-MG, atual décimo colocado, que enfrenta o Botafogo na final da Libertadores e o Flamengo na final da Copa do Brasil. Se o Atlético vencer esses campeonatos, a classificação pela Libertadores poderia ficar restrita aos sete primeiros colocados no Brasileirão, com uma meta de 57 pontos.

Neste cenário, para manter vivas as esperanças, o Corinthians teria que vencer todos os jogos até o final do campeonato e ainda depender dos resultados das equipes à sua frente.