Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Clima quente e seco beneficia o Cuiabá na Arena Pantanal? Coordenador científico nega vantagem

Altamiro Bottino diz que times visitantes encaram um cenário menos crítico durante as partidas e explica os cuidados do Dourado durante os treinamentos

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 19/09/2024 - Por: Da Redação

O calor intenso e o clima seco de Cuiabá, embora desafiadores, não trazem uma vantagem ao time da casa em relação aos seus adversários, afirmou o coordenador científico do Cuiabá, Altamiro Bottino, em uma entrevista ao ge. Mesmo treinando sob essas condições adversas diariamente, os jogadores do Dourado enfrentam dificuldades semelhantes às dos visitantes durante os jogos na Arena Pantanal.

Cuiabá tem registrado temperaturas recordes e baixos índices de umidade, além de ser o estado com o maior número de focos de incêndio em 2024. Altamiro Bottino ressaltou que esses fatores tornam o cenário crítico, mas não necessariamente favorecem o time local.

— Cuiabá é uma cidade muito crítica em termos de bioma e clima. As queimadas agravam um ambiente que já é bastante seco e quente. Muitos pensam que temos uma vantagem, mas, na realidade, sofremos com as mesmas dificuldades — explicou Bottino.

Ele também comentou que os treinos do Cuiabá precisam ser adaptados para evitar desgaste físico e respiratório dos atletas. Reduzir o tempo e a intensidade dos treinos é fundamental para que os jogadores mantenham um bom nível de desempenho.

— A duração do treinamento é ajustada, e fazemos pausas frequentes para hidratação. Também é importante controlar a intensidade dos exercícios para evitar sobrecarga nos pulmões dos jogadores — disse.

Com um fraco desempenho como mandante no Brasileirão, o Cuiabá busca melhorar seus resultados na Arena Pantanal. A equipe espera somar uma vitória contra o Cruzeiro no próximo domingo, em um jogo decisivo para se afastar da zona de rebaixamento.