Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Judocas apoiados pelo Governo de MT conquistam ouro e prata nas Paralimpíadas de Paris

Arthur Silva e Érika Zoaga serão contemplados com valor máximo do Prêmio Olímpico do Governo de MT, cada um leva R$ 130 mil pela conquista e participação na competição

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 08/09/2024 - Por: Da Redação

Os judocas Arthur Silva e Érika Zoaga, beneficiários do projeto Olimpus MT da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), brilharam nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, conquistando ouro e prata, respectivamente, na manhã deste sábado (7).

Arthur venceu um adversário britânico na categoria 90 kg e levou a medalha de ouro, enquanto Érika, superada pela atleta ucraniana Anastasiia Harnyk na categoria 70 kg, garantiu a medalha de prata. Ambos competem na classe J1 do judô para atletas cegos.

Esta é a quarta participação de Arthur, que representa o Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT) e alcança sua primeira medalha paralímpica. Érika, associada à Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV), está competindo pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos.

O secretário da Secel, David Moura, expressou seu orgulho: “É um enorme orgulho! Parabenizo a Érika e o Arthur por colocarem nosso Estado e país no pódio do maior evento esportivo paralímpico do mundo. Eles são gigantes no tatame e esta conquista demonstra a força de Mato Grosso no paradesporto e a eficácia de nossos incentivos.”

Além do reconhecimento internacional, os atletas garantirão prêmios do Governo do Estado. Arthur e Érika receberão R$ 130 mil cada, como o Prêmio Olímpico e o Prêmio Medalhista Olímpico. Esta premiação é equivalente à concedida à medalhista de prata Ana Vitória nas Olimpíadas de Paris.

O Governo de Mato Grosso oferece prêmios como incentivo a atletas e paratletas classificados para Jogos Olímpicos e Paralímpicos, além de bonificações adicionais para medalhistas e seus técnicos.

O Time Brasil Paralímpico já conquistou 80 medalhas até o momento. Entre os representantes de Mato Grosso em Paris 2024, também estiveram Lissandra Campos (salto em distância), Isadora Lopes (rugby feminino), Almir Júnior (salto triplo), Ana Sátila (canoagem slalom), Caroline Santos (taekwondo) e Yasmim Soares (rugby feminino).