Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Atletas de MT se preparam para competir na maior competição internacional de capoeira

Esses atletas de diferentes grupos de capoeira representarão nosso estado no VMB8 100K, que visa contribuir para a profissionalização da capoeira atlética no Brasil e no mundo

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 30/08/2024 - Por: Da Redação

Vinte atletas de Mato Grosso foram convocados para participar do VMB8 100k, a maior competição internacional de capoeira de alto nível. O evento acontecerá de 8 a 12 de outubro, na Arena Hall, em Brasília (DF), e terá como destaque o duelo entre Cezar Mutante e Alan Nuguette, capoeiristas brasileiros que também competem no UFC. O prêmio para os vencedores será de R$ 100 mil.

As informações foram divulgadas durante a coletiva de imprensa de lançamento do evento, realizada na noite de quinta-feira (29), na capital federal. Segundo João Paulo de Carvalho, comunicador oficial do VMB e fundador da Rede Afro Brasil, a delegação de Mato Grosso contará com 20 atletas, sendo 10 homens e 10 mulheres, incluindo crianças.

“Esses atletas de diferentes grupos de capoeira representarão nosso estado no VMB8 100K, que visa contribuir para a profissionalização da capoeira atlética no Brasil e no mundo”, destaca João Paulo.

Entre os atletas de destaque de Mato Grosso está Francisco Lauro Monteiro de Campos, conhecido como Chico, de 16 anos, do grupo Capoeira Nagô, de Sorriso. Chico já é campeão mato-grossense, mineiro e tricampeão em competições parceiras do VMB, como o Campeonato Capoeira Nagô Kids e o Campeonato Capoeira Canaã Kids, além de ter conquistado o bronze no mundial de Capoeira Nagô.

“Comecei na capoeira antes mesmo de saber andar, e hoje meu objetivo é chegar ao topo da minha categoria e me tornar campeão no maior palco da capoeira mundial”, comenta Chico.

Ao todo, a competição distribuirá R$ 100 mil em prêmios e contará com participantes de 15 estados brasileiros que já fazem parte do circuito VMB (Volta ao Mundo Bambas). O evento também contará com a disputa pelo cinturão peso leve entre Lucas “Furacão” e Doiny “Borracha”, dois dos capoeiristas mais promissores da atualidade.

Antes das competições, haverá palestras e oficinas para crianças de escolas públicas e Vilas Olímpicas nos dias 8 e 9 de outubro. Nos dias 10 e 11, ocorrerão as lutas infantojuvenis nas categorias masculina e feminina, proporcionando uma oportunidade para que jovens talentos se destaquem.

O VMB, que já teve edições em diversos países, como EUA, Alemanha, Canadá, Espanha, França, Hungria, Israel e Suécia, conta com mais de 10.500 atletas no circuito. Além disso, já formou 253 árbitros internacionais, com treinamentos oferecidos em 13 países.

“O evento em Brasília será o grande fechamento de uma temporada extraordinária para o VMB, com edições internacionais de sucesso. Estamos prontos para coroar o ano com esta grande final, que promete ser histórica”, conclui Saverio Scarpati, capoeirista e diretor-executivo do VMB.