Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Atletas apoiados pelo Governo do Estado chegam a Paris para os Jogos Paralímpicos 2024

Érika Zoaga e Arthur Silva estarão disputando suas provas no judô paralímpico de 5 a 7 de setembro

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 26/08/2024 - Por: Da Redação

Érika Zoaga e Arthur Silva, atletas bolsistas do projeto Olimpus MT, desembarcaram em Paris para participar dos Jogos Paralímpicos, que acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro. Eles competirão no judô paralímpico na categoria J1 (cego total), com as provas marcadas para os dias 5 a 7 de setembro.

Ambos são fortes candidatos ao Prêmio Olímpico da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que premia com R$ 30 mil a convocação para as Paralimpíadas, podendo chegar a R$ 100 mil em caso de medalha. Érika, de 36 anos, membro da Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV), descreveu a alegria de competir em sua primeira Paralimpíada: "Estou muito feliz por realizar um sonho ao disputar os Jogos Paralímpicos. É uma honra imensa representar o meu país e meu Estado".

Arthur Silva, de 33 anos, atleta do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT), também destacou sua trajetória, marcada por vitórias em Grand Prix internacionais que o ajudaram a garantir sua vaga nos Jogos.

David Moura, secretário da Secel, ressaltou a importância do apoio do Governo de Mato Grosso aos atletas paralímpicos, mencionando o impacto positivo do programa Olimpus MT na preparação e sucesso dos competidores: "Sei que tanto Érika quanto Arthur estão prontos para dar o melhor de si".

O histórico do judô paralímpico brasileiro é de destaque, com 25 medalhas conquistadas em diversas edições dos Jogos. Além disso, o Governo do Estado oferece prêmios significativos para os participantes e seus técnicos, incentivando a excelência no esporte.