Cuiabá , MT -
-
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A seleção brasileira feminina de futebol começou os Jogos Olímpicos de Paris com o pé direito. Sob o comando de Arthur Elias, o Brasil derrotou a Nigéria por 1 a 0 nesta quinta-feira (25), em Bordeaux. O gol da vitória foi marcado por Gabi Nunes no primeiro tempo. Com esse resultado, a equipe soma três pontos, igualando-se à Espanha no topo do grupo C. As espanholas venceram o Japão, próximo adversário do Brasil, por 2 a 1. O confronto contra as asiáticas será ao meio-dia (horário de Brasília) deste domingo (28), no Estádio Parc des Princes, em Paris.
O jogo começou com a Nigéria mais ofensiva, pressionando a defesa brasileira. Aos 15 minutos, a goleira Lorena fez duas grandes defesas seguidas, primeiro em um chute à queima-roupa de Ihezuo e, em seguida, em um arremate de Ucheibe de fora da área, desviando para escanteio. Na cobrança, Demehin cabeceou por cima do gol.
Nos minutos finais da primeira etapa, o Brasil encontrou seu ritmo e foi decisivo. Aos 35, Marta balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento de Gabi Portilho, que havia cruzado para a finalização da camisa 10. No minuto seguinte, Marta deu um passe incrível para Gabi Nunes, que dominou e marcou um golaço, acertando o ângulo esquerdo da goleira Nnadozie. Brasil 1 a 0.
No segundo tempo, o Brasil teve várias oportunidades para ampliar o placar. Aos 16 minutos, Marta tentou um cruzamento que acabou acertando a trave. Pouco depois, Ludmila cabeceou após cruzamento pela direita, mas a goleira nigeriana desviou para fora. Apesar de rondar a área adversária diversas vezes, a seleção brasileira não conseguiu criar chances claras, mas manteve a defesa segura, garantindo a vitória.
A próxima partida do Brasil será contra o Japão, neste domingo (28), ao meio-dia, no Parque dos Príncipes, em Paris.
Em um duelo entre duas campeãs mundiais, a Espanha derrotou o Japão por 2 a 1, em Nantes. Fujino abriu o placar para as japonesas aos 12 minutos, mas a melhor jogadora do mundo, Aitana Bonmatí, empatou aos 21 minutos. A virada veio aos 28 minutos do segundo tempo com um gol de Caldentey. A Espanha enfrenta a Nigéria no domingo, novamente em Nantes.
Vitórias de Brasil e Espanha na próxima rodada garantiriam a classificação de ambas as seleções para as quartas de final. Nos Jogos Olímpicos, 13 seleções são divididas em três grupos de quatro equipes. Os dois melhores times de cada grupo avançam, além dos dois melhores terceiros colocados.
28 de julho (domingo)
12h - Brasil x Japão - Estádio Parc des Princes (Paris)
31 de julho (quarta-feira)
12h - Brasil x Espanha - Estádio de Bordeaux