Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Flamengo próximo de comprar time português, diz Landim: Negociações estão bem avançadas

Desde 2019, a gestão do Flamengo tem se empenhado na internacionalização da marca

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 23/07/2024 - Por: Da Redação

Conforme noticiado pelo ge na semana passada, o Flamengo está reativando seu projeto de expansão na Europa e está em negociações avançadas com o Leixões, da Segunda Divisão portuguesa. Em entrevista ao canal Charla Podcast no YouTube nesta segunda-feira, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, confirmou as conversas. Respondendo a uma pergunta de um torcedor sobre a aquisição de um clube em Portugal, Landim declarou:

– Sim, estamos em negociações com o Leixões e o processo está avançado. Se progredirmos mais, levaremos a proposta para aprovação do Conselho Deliberativo – afirmou o presidente.

Desde 2019, a gestão do Flamengo tem se empenhado na internacionalização da marca. A estratégia é abrir portas no mercado europeu, aumentar a visibilidade do clube, gerar receita em euros e criar uma vitrine para seus atletas, especialmente os jovens que transitam da base para o time profissional. O plano inclui a possibilidade de iniciar uma parceria com o Leixões e, futuramente, adquirir o clube.

Um estudo interno do Flamengo revela que jogadores atuando na Europa são, em média, 20% mais caros do que na América do Sul, o que reforça a importância desse projeto. Além disso, a localização do Leixões em Portugal é estratégica. O clube está em Matosinhos, no Norte do país, a 30 minutos do Porto, 50 minutos de Braga e a 3 horas de Lisboa. Essa proximidade com grandes centros urbanos e a presença significativa de brasileiros em Portugal tornam o Leixões um candidato atraente para o Flamengo, que já havia considerado o projeto do Tondela em 2021, sem concretizá-lo.

Nos últimos meses, o contato entre Flamengo e Leixões se intensificou. André Castro, presidente da SAD (sociedade anônima desportiva) do clube português, visitou o Rio de Janeiro, participou de reuniões com a cúpula do futebol rubro-negro e assistiu a um jogo do Flamengo no Maracanã.

A relação entre os clubes já tem histórico. Em janeiro, o Flamengo emprestou o zagueiro Gabriel Noga ao Leixões e, nesta janela de transferências, concretizou a venda definitiva do jogador. O atacante Werton também foi negociado com o Leixões por 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,8 milhões), com o Flamengo mantendo 30% dos direitos para uma futura venda. A parceria começou em 2020, com a venda do volante Matheus Alves e do atacante Wendel, herói do título da Copinha de 2018, ambos com 50% dos direitos permanecendo com o Flamengo.