Cuiabá , MT -
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A evolução do ambiente digital está mudando o comportamento dos brasileiros que acompanham esportes. Enquanto a TV aberta ainda é a principal mídia, o YouTube está ganhando terreno, destacando o crescente papel digital. O Instagram desponta como a rede social favorita para conteúdo esportivo, e seis em cada dez fãs de esportes recorrem a influenciadores digitais para se manterem informados. Essas são as conclusões da pesquisa "Consumidores de Conteúdos Esportivos", realizada pelo Opinion Box para o Resenha Digital Clube, uma mediatech com a maior network brasileira de perfis de conteúdo esportivo.
A pesquisa também revela que o esporte lidera as conversas nas redes sociais, com 84% dos entrevistados considerando-o o principal tema de consumo de informações, seguido por Viagens e Turismo e Humor. Em média, os fãs de esportes passam de 30 minutos a 3 horas diárias nas redes sociais.
Esses dados refletem a democratização do acesso à internet, com os canais digitais se tornando protagonistas no consumo de esportes. WhatsApp e Instagram são as principais redes sociais para consumo e compartilhamento de informações sobre esportes, enquanto o YouTube é a segunda plataforma mais utilizada para transmissões ao vivo de competições, atrás apenas da TV Aberta.
Nilson Moysés, diretor de Mercado do Resenha Digital Clube, destaca a importância dessas descobertas, especialmente o papel dos influenciadores na criação de conversas autênticas entre fãs e marcas no ambiente digital.
A pesquisa também revela as modalidades esportivas mais populares no Brasil. Além do futebol, o vôlei, a ginástica, o tênis e a Fórmula 1 estão entre as mais amadas. Os eventos esportivos mais aguardados em 2024 são os Jogos Olímpicos de Paris, seguidos pela Copa América e pela Eurocopa.
Quanto às transmissões esportivas, a Copa do Brasil e o Brasileirão lideram as preferências, seguidos pela Copa Libertadores e pela Champions League. Além disso, a maioria dos fãs de futebol sabe quem são os patrocinadores de seus times e não deixam de comprar de empresas que patrocinam times rivais.
A pesquisa também aborda as parcerias de naming rights e os segmentos mais lembrados pelos torcedores. Realizada entre 11 e 25 de março, a pesquisa incluiu homens e mulheres acima de 18 anos em todas as regiões do país, refletindo um extrato da sociedade brasileira.