Cuiabá , MT -
-
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O relatório anual da Sportradar, a empresa encarregada pela CBF de monitorar partidas, identificou 15 jogos de competições organizadas pela confederação em 2023 como suspeitos de manipulação. O documento, divulgado nesta segunda-feira, revela uma redução de 29% em comparação com o número registrado em 2022.
Entre os jogos listados, destaca-se a partida de maior escalão na hierarquia dos campeonatos da CBF: a vitória por 2 a 0 do Londrina sobre o Tombense, em maio do ano passado, pela Série B do Brasileiro. A lista também inclui um jogo da Copa Verde, enquanto os demais estão relacionados à Série D.
Duas equipes estão envolvidas na maioria dos 15 jogos suspeitos listados no relatório. O São Francisco, do Acre, aparece em oito partidas suspeitas – sete na Série D do Campeonato Brasileiro e uma na Copa Verde -, enquanto o Interporto é mencionado em cinco jogos, todos na quarta divisão nacional.
A Sportradar monitorou cerca de 9 mil partidas em 118 campeonatos nacionais e regionais, destacando o Brasil como o país com o maior número absoluto de jogos supervisionados pela empresa suíça, devido à expressiva prática do futebol no país. O comunicado sobre o relatório enfatiza que "não foram encontradas partidas suspeitas na Série A do Campeonato Brasileiro, na Série C, na Copa do Brasil, Sub-20 ou na Copa do Nordeste".
Além das partidas consideradas suspeitas nas competições da CBF, foram identificadas outras possíveis manipulações em 94 jogos de futebol organizados por outras federações, não especificadas pela empresa. O relatório reforça a parceria entre a CBF e a Sportradar desde 2018, destacando as ações reforçadas após o escândalo de manipulação exposto pela Operação Penalidade Máxima. Em novembro do ano passado, a CBF inaugurou a Unidade de Integridade e firmou um convênio de cooperação com a Polícia Federal para compartilhar relatórios sobre casos suspeitos detectados. Abaixo, estão os jogos de campeonatos da CBF listados com suspeitas de manipulação em 2023:
Tombense x Londrina – Série B
União x Interporto – Série D
Hercílio Luz x Aimoré – Série D
São Raimundo x São Francisco – Série D
São Francisco x Princesa dos Solimões – Série D
Brasiliense x Interporto – Série D
Tuna Luso x São Francisco – Série D
São Francisco x Águia de Marabá – Série D
Humaitá x São Francisco – Série D
Trem x São Francisco – Série D
Operário de Várzea Grande x Interporto – Série D
Anápolis x Interporto – Série D
São Francisco x Humaitá – Série D
Iporã x Interporto – Série D
Atlético Acreano x São Francisco – Copa Verde