O União Esporte Clube enfrenta a possibilidade de ter que mudar seus jogos para outro município devido à falta de iluminação adequada no Estádio Luthero Lopes, que está sob responsabilidade da Prefeitura de Rondonópolis.
Até a próxima sexta-feira (12), o União deve apresentar os laudos de engenharia, vigilância, Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros (CBMMT) à Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A preocupação central está na iluminação atual do estádio, que não atende aos requisitos da CBF para jogos noturnos, uma situação que já persiste há algum tempo. Em 2023, a entidade permitiu que os jogos fossem realizados em Rondonópolis à tarde, às 15h, o que afeta o desempenho dos atletas e afasta a torcida devido ao calor.
Embora a Prefeitura planeje realizar uma licitação em 31 de janeiro para construir novas torres e modernizar o sistema de iluminação do estádio, as competições da CBF começam em fevereiro, o que poderia forçar o União a escolher outro município para sediar seus jogos se a entidade não aceitar partidas à tarde.
Após críticas e apelos, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Coder estão implementando melhorias no estádio, incluindo a troca da grama em áreas danificadas, instalação de lixeiras, pintura, limpeza e recuperação do estacionamento com lama asfáltica.