Na noite de sexta-feira, aos 92 anos, o falecimento de Zagallo, ex-jogador e treinador da seleção brasileira, foi anunciado no Rio de Janeiro. A triste notícia foi compartilhada pelo perfil oficial da lenda do futebol brasileiro no Instagram.
Mario Jorge Lobo Zagallo, conhecido como o Velho Lobo, deixou sua marca na história do futebol, conquistando a Copa do Mundo como jogador em 1958 e 1962, como treinador em 1970, e como auxiliar em 1994. Sua influência foi crucial em quatro dos cinco títulos mundiais do Brasil.
Além das vitórias nas Copas do Mundo, Zagallo também alcançou o título da Copa Libertadores da América, da Copa das Confederações e do Campeonato Brasileiro, tanto como jogador quanto como técnico.
A despedida oficial de Zagallo da seleção brasileira ocorreu em 2006, quando colaborou como coordenador. Nessa ocasião, a equipe chegou às quartas de final, mas enfrentou a frustração da derrota para a França, liderada por Zidane.
A notícia do falecimento foi comunicada pela família através de sua conta no Instagram, onde expressaram o pesar pela perda do eterno tetracampeão mundial. Zagallo foi lembrado como um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano, deixando um legado de conquistas e exemplaridade.
Nascido em Atalaia (AL), Zagallo mudou-se para o Rio de Janeiro aos 8 meses de idade, estabelecendo uma forte ligação com a Tijuca, bairro da Zona Norte, onde residiria por toda a sua vida. Sua carreira teve início nas categorias de base do América, passando pelo Flamengo.
Zagallo participou ativamente da conquista da primeira Copa do Mundo do Brasil em 1958, destacando-se como ponta-esquerda e marcando um gol na final contra a Suécia. Apelidado de "Formiguinha" pela sua intensa movimentação e contribuição na marcação do meio-campo, o talentoso jogador foi bicampeão mundial em 1962.
Após a aposentadoria como jogador em 1964, Zagallo iniciou sua carreira de treinador pelo Botafogo. Conduziu a seleção brasileira ao tricampeonato mundial em 1970, sendo elogiada como uma das melhores equipes de todos os tempos.
Em 1994, como coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira, Zagallo contribuiu para a conquista do tetracampeonato na Copa dos Estados Unidos. Em 1998, chegou à final da Copa como técnico da seleção, mas enfrentou a derrota para a França de Zidane.
Zagallo também deixou sua marca como treinador nos principais times do Rio (Flamengo, Vasco e Fluminense) e no Bangu, além de ter comandado seleções estrangeiras, como Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, onde dirigiu o Al Hilal, atual clube de Neymar.