Alunos e alunas da Escola Municipal Ezequiel Pompeu de Siqueira, situada no bairro Araés em Cuiabá, foram beneficiados com a distribuição de kimonos do Projeto Karatê Inclusivo II, uma iniciativa promovida pela Associação Centro América Shotokan. A entrega ocorreu na quinta-feira (07/12).
A sensei Vilda Aparecida Lúcio informou que o projeto atende 120 crianças na escola, das quais 30 foram contempladas com os kimonos, por meio do Karatê Inclusivo 2. "Esses são estudantes em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 6 e 12 anos, que necessitam de todo o nosso apoio para permanecerem no projeto", destaca a sensei.
Além de transmitir os princípios de uma arte marcial, Vilda enfatiza que o projeto tem como objetivo formar cidadãos para a vida. "O próprio nome do projeto, 'Karatê Inclusivo', revela nosso principal propósito: integrar socialmente e educar cidadãos para além de serem apenas atletas", reforça a instrutora.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), através do Programa Ponto dos Esportes.
A cerimônia de entrega dos kimonos contou com a presença do secretário adjunto da Secel, David Moura; da coordenadora de Programa e Projetos da Secretaria de Educação de Cuiabá, Marcela Rezende; e da presidente do Conselho Municipal de Educação, Andréa dos Santos.

As autoridades parabenizaram a Associação Shotokan, que há décadas desenvolve um trabalho pioneiro, utilizando o karatê como ferramenta para promover a cidadania e a inclusão social de jovens em situação de carência, especialmente na região metropolitana de Cuiabá.