Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Prêmio celebra a trajetória de profissionais do esporte; confira os indicados

A segunda edição da cerimônia será realizada neste sábado (09.12), em Cuiabá

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 09/12/2023 - Por: Da Redação

O Prêmio Sabino Albertão 2023 está programado para reconhecer e premiar iniciativas positivas que valorizam o esporte e lazer no Estado de Mato Grosso em 11 categorias. Um total de 37 esportistas, treinadores, jornalistas e apoiadores de todo o estado participarão da cerimônia, que será realizada neste sábado (09.12), em Cuiabá.

As categorias do evento incluem Atleta, Paratleta e Técnico do Ano, Gestor Esportivo, Time, Comunicador e Mídia Esportiva, Federação, Projeto Social, Paraolímpico e de Iniciação. Cada categoria possui de três a cinco indicados, selecionados a partir de inscrições abertas ao público por meio de formulário online.

"Os vencedores de cada categoria serão agraciados com um troféu, visando estimular cada vez mais pessoas na prática esportiva. Em dezembro de 2022, realizamos o 1º Prêmio Sabino Albertão, gerando a expectativa de uma premiação anual para reconhecer as personalidades do esporte", resumiu Cleide Arruda, diretora do Instituto Kurâdomôdo.

A edição 2023 do Prêmio Sabino Albertão é realizada pelo Instituto Kurâdomôdo Cultura Sustentável em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, através do Fundo de Desenvolvimento Desportivo (Funded-MT) e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), contando também com o apoio da Tubarão Sports, Águas Lebrinha, Lide Mato Grosso, Vórtion Comunicações, BS Comunicação, 360 News, Elias Neto Comunicação, Em Cena Escola de Artes, 9 Atos, e a promoção da TV Centro América.

A lista de indicados abrange diversas áreas e destaca figuras e projetos significativos do cenário esportivo de Mato Grosso. Além das premiações, a cerimônia incluirá homenagens especiais ao Hall da Fama e a entrega do Troféu Amigo do Esporte a instituições e esportistas que contribuíram positivamente para o cenário esportivo do estado.

O troféu Amigo do Esporte desta edição reconhece a contribuição da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e da Academia Bodytech Goiabeiras. Dois novos destaques da história do esporte em Mato Grosso entrarão para o Hall da Fama: o nadador Felipe Lima e o skatista Ricardo Oliveira.

Felipe Lima, competidor nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) e Tóquio (2021), foi campeão Pan-Americano de natação em 2011, 2015 e 2019, além de medalhista em campeonatos mundiais. Atualmente, é membro do Conselho Técnico Nacional de natação e integra a comissão de atletas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Ricardo Oliveira, skatista profissional nascido em Cáceres, foi o primeiro atleta mato-grossense profissional de skate street em 2002.

Além disso, o evento homenageará o professor Sabino Albertão Filho, ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer (1997 a 2002), cuja gestão incluiu a criação dos Jogos Estudantis Mato-grossenses, implementação do Fundo de Desenvolvimento Desportivo (Funded) e a Lei de Incentivo ao Esporte em Mato Grosso.