As seleções masculina e feminina de Mato Grosso iniciam sua participação na etapa nacional da Taça das Favelas neste sábado (09.12). O confronto das mulheres será contra a seleção da Bahia, às 11h40, enquanto os homens enfrentarão o Espírito Santo, às 14h20. Ambas as partidas ocorrerão no campo do Centro Esportivo da Vila Manchester, na Zona Leste de São Paulo.
Mato Grosso é representado por 17 jovens entre 16 e 17 anos na equipe masculina, e 17 jogadoras entre 15 e 28 anos na equipe feminina. Todos os atletas passaram pelas peneiras da Taça das Favelas em Mato Grosso e agora buscam o título na etapa nacional, que ocorre de 07 a 17 de dezembro. Os jogos podem ser assistidos ao vivo por meio dos links https://www.youtube.com/live/PHLiRLa9WnM?si=ibxwINtEMcZPM8uw (jogo masculino) e https://www.youtube.com/live/phhvP1vts6E?si=NyB1J6NC8bKTvP1X (jogo feminino).
O presidente da Central Única das Favelas em Mato Grosso (Cufa-MT), Anderson Zanovello, expressou confiança nos atletas e agradeceu o apoio dos parceiros e patrocinadores que tornaram possível essa oportunidade única para os jovens representantes do estado. Ele ressaltou a importância do esporte e da cultura nas favelas e destacou o potencial das comunidades locais.
A viagem das seleções de Mato Grosso para São Paulo é uma iniciativa da Cufa-MT, Secretaria de Estado de Cultura e Lazer (Secel/MT) e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, com o apoio da Tubarão Sports, Águas Lebrinha, Lide Mato Grosso, Vórtion Comunicações, BS Comunicação, 360 News, Elias Neto Comunicação, Em Cena Escola de Artes, 9 Atos, além da promoção da TV Centro América.
A Cufa, organização brasileira com reconhecimento internacional nos âmbitos político, social, esportivo e cultural, completou 20 anos e foi criada pela união de jovens de diversas favelas, principalmente negros, em busca de espaços para expressar suas atitudes, questionamentos e a vontade de viver.