A Associação Centro América Shotokan está organizando três eventos de karatê nos dias 9 a 10, no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, encerrando o calendário de competições em Mato Grosso. Com a participação de mais de 300 atletas, os eventos incluem o Festival Mato-grossense de Kata e o Campeonato Mato-grossense, ambos com início no sábado, além de um amistoso internacional contra o Chile, agendado para o domingo.
A cerimônia de abertura dos três eventos está marcada para as 8h de sábado. Em seguida, terá início o Festival de Kata, com a participação de mais de 300 atletas de vários dojôs do estado. Às 13h30, o campeonato terá início, abrangendo diversas categorias, como kata (individual e equipe), kumitê (individual e equipe), En-bu (masculino, feminino e misto) e Fuku-go.
No domingo, o Campeonato Mato-grossense continuará pela manhã a partir das 8h. Durante a tarde, os campeões mato-grossenses classificados terão a oportunidade de representar o Brasil no Torneio Amistoso Internacional contra o Chile.
O diretor técnico da Shotokan, sensei Rodrigo Souza, destacou a importância do evento, considerando-o o maior de Mato Grosso na modalidade. Ele ressaltou a oportunidade de identificar talentos para compor as seleções mato-grossense e brasileira em 2024, visando o Nacional no Paraná em julho e o Mundial no Peru em outubro.