Untitled Document
Cuiabá , MT - -


MP-GO realiza operação contra manipulação de resultados e investiga partida do Flamengo em 2022

As ações desta terça-feira são desdobramentos das Operações Penalidade Máxima I e II, e cumpriu 10 mandados de busca e apreensão

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 29/11/2023 - Por: Da Redação

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) deflagrou nesta terça-feira mais uma ação contra a manipulação de resultados no futebol brasileiro. A Operação Penalidade Máxima III, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em colaboração com outras instituições, realizou busca e apreensão em oito cidades de cinco estados, investigando sete partidas, incluindo um confronto do Flamengo no Campeonato Brasileiro do ano passado.

Os mandados, decorrentes das Operações Penalidade Máxima I e II, foram cumpridos em Goiânia (GO), Bataguassu (MS), Campina Grande (PB), Nilópolis (RJ), Santana do Parnaíba (SP), São Paulo (SP), Volta Redonda (RJ) e Votuporanga (SP). Expedidos pela 2ª Vara Estadual dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens Direitos e Valores, eles visam apurar possíveis condutas ilícitas que caracterizam uma organização criminosa destinada a fraudar resultados de partidas de futebol.

O grupo criminoso investigado buscava aliciar jogadores para participar de um esquema de manipulação de resultados em jogos do Brasileirão do ano passado e Estaduais disputados neste ano. Os atletas eram subornados para receber cartões amarelos e/ou vermelhos, cometer pênaltis ou influenciar no placar parcial ou total das partidas, beneficiando apostadores envolvidos no esquema.

Sete partidas estão sob investigação nesta terceira etapa da operação, incluindo o confronto Avaí x Flamengo do Brasileirão do ano passado. Além disso, há dois jogos da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022 (Náutico x Sampaio Corrêa e Náutico x Criciúma) e quatro de Estaduais deste ano (Goiânia x Aparecidense, Goiás x Goiânia - ambos pelo Campeonato Goiano - e Nacional x Auto Esporte e Sousa x Auto Esporte - Campeonato Paraibano).

O MP-GO não forneceu detalhes sobre as ações específicas em cada jogo ou mencionou os nomes dos jogadores supostamente envolvidos no esquema, limitando-se a afirmar que as partidas do Brasileirão e Série B ocorreram no segundo turno de suas respectivas competições.