Untitled Document
Cuiabá , MT - -


CBF planeja diminuir campeonatos estaduais a partir de 2026

A proposta envolve a redução do número de datas disponíveis de 16 para 12 na programação anual, que é elaborada pela CBF e repassada às federações

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 14/11/2023 - Por: Da Redação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está planejando uma alteração significativa no calendário do futebol brasileiro a partir de 2026. A proposta envolve a redução do número de datas disponíveis de 16 para 12 na programação anual, que é elaborada pela CBF e repassada às federações.

A implementação da mudança apenas em 2026 é justificada pelo fato de alguns contratos já estarem firmados. O Campeonato Paulista, por exemplo, possui um acordo para o formato de 16 datas com a Record para TV Aberta até 2025.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) deve ser uma das principais resistências à mudança, uma vez que o Campeonato Estadual de São Paulo gera pelo menos R$ 30 milhões em receitas para os principais times, incluindo verbas de transmissão. No ano corrente, o Palmeiras, como campeão, obteve mais de R$ 50 milhões entre receitas televisivas, prêmios pelo título e bilheteria.

Atualmente, já existem estaduais, como o Mineiro, disputados em apenas 12 datas. Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, tem mantido diálogos com as federações, destacando a importância de repensar o formato para ajudar a amenizar a extensa temporada.

Curiosamente, os times que mais criticam o calendário são aqueles que provavelmente se tornarão os principais obstáculos, devido aos estaduais serem fontes significativas de receita. Além dos times paulistas, os cariocas e os gaúchos também são considerados potenciais pontos de resistência.