Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Presidente do Atlético-MG afirma que o gramado da Arena MRV será artificial

O estádio recém-inaugurado, em abril deste ano, adotará grama sintética devido a críticas sobre a qualidade ruim do gramado natural

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 08/11/2023 - Por: Da Redação

O presidente do Atlético-MG, Sérgio Coelho, revelou planos para substituir o gramado da Arena MRV nos próximos meses. O estádio recém-inaugurado, em abril deste ano, adotará grama sintética devido a críticas sobre a qualidade ruim do gramado natural.

"Com absoluta certeza, vamos adotar o sintético. Esperamos que a mudança seja feita em dezembro ou janeiro, para que em fevereiro ou março já estejamos utilizando o sintético," declarou o dirigente em uma entrevista ao Flow Sport Club.

Coelho justifica a decisão devido às características do estádio, que tem pouca incidência de sol durante o dia, e à natureza multifuncional do espaço, o que poderia danificar o gramado natural.

"A única solução é o sintético ou um híbrido, estamos avaliando. Para cumprir o propósito da arena, sendo multiuso para shows e futebol, a grama deve ser sintética. Caso contrário, não aguenta. O anel (abertura na parte superior do estádio) é muito fechado, o que torna a exposição ao sol terrível. Mesmo com os equipamentos para iluminar o gramado, não é suficiente", explicou.

A Arena MRV, inaugurada em 15 de abril, sediou seu primeiro jogo oficial apenas em 27 de agosto, quando o Atlético-MG enfrentou o Santos. A série de partidas e eventos, como shows, resultou em críticas por parte de jogadores e dirigentes de outros times em relação à qualidade do gramado.

Essa decisão não se limita apenas ao novo estádio. Recentemente, a equipe sub-20 do Atlético fez seu primeiro treino em um gramado sintético instalado no Campo 3 do CT Cidade do Galo. Segundo o clube, a grama é do tipo TG Sports, monofilamentar, com altura dos fios de 60 mm e preenchimento entre os fios com areia de sílica, um composto orgânico.

A polêmica em torno dos gramados sintéticos não é nova. O Atlético-MG será o quarto time da Série A do Campeonato Brasileiro a adotar esse tipo de gramado, seguindo os passos do Palmeiras (Allianz Parque), Athletico-PR (Arena da Baixada) e Botafogo (Engenhão). A escolha do Palmeiras gerou críticas durante a Copa Libertadores, sendo questionada por jogadores e dirigentes do Boca Juniors, que se mostraram incomodados com a ideia de jogar em um gramado sintético.

O goleiro Romero, do time argentino, expressou preocupação e sugeriu que a FIFA deveria proibir gramados sintéticos em competições oficiais. "Preocupa-me o fato de termos que lidar com um gramado sintético. A verdade é que a Conmebol ou a FIFA deveriam determinar que seja híbrido ou 100% natural, porque o gramado sintético é mais apropriado para hóquei do que para futebol," afirmou.