Untitled Document
Cuiabá , MT - -


FIFA lança processo de candidatura para a Copa do Mundo Feminina de 2027

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Governo Federal demonstraram interesse em sediar o evento pela primeira vez no Brasil

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 06/11/2023 - Por: Da Redação

O início do processo de candidaturas para receber a Copa do Mundo Feminina de 2027 foi anunciado pela FIFA em março deste ano. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Governo Federal demonstraram interesse em sediar o evento pela primeira vez no Brasil.

Na escolha do país-sede, a FIFA revelou três inovações cruciais: uma auditoria independente para supervisionar a transparência do processo, uma força-tarefa para avaliar as propostas apresentadas e uma fase final entre as candidaturas mais destacadas.

Após o Rio de Janeiro anunciar sua candidatura para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027, São Paulo também ingressou na disputa, almejando receber jogos e delegações, e prestar apoio em termos de infraestrutura e segurança. Ambas as cidades se uniram na proposta brasileira, não limitando o torneio exclusivamente a elas.

No último sábado, 4, o Governo Federal oficializou a intenção do Brasil de sediar o evento, ao entregar à CBF e à FIFA a Declaração Governamental assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro do Esporte, André Fufuca. Sete garantias governamentais, exigidas pela FIFA para os países concorrentes, acompanharam a declaração.

Os documentos foram entregues pelo ministro André Fufuca diretamente aos presidentes da CBF, Ednaldo Rodrigues, e da FIFA, Gianni Infantino, no Rio de Janeiro.

As garantias para a Copa Feminina, assinadas por diversos ministérios, abrangem áreas como procedimentos de vistos, permissões de trabalho, segurança, tecnologia da informação, entre outras questões. Esses documentos, frutos de um Grupo de Trabalho Interministerial, composto por 23 ministérios e liderado pelo Ministério do Esporte, agora aguardam o anúncio oficial do país sede feito pela FIFA.

A candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino é parte dos esforços do governo para promover uma maior participação das mulheres no futebol. A liderança do Ministério do Esporte na Estratégia Nacional para o Futebol Feminino reforça o compromisso do Governo Federal com a expansão do papel das mulheres no esporte e em todas as áreas.