Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Hugo Calderano e Nicole Pircio foram escolhidos como porta-bandeiras na cerimônia de encerramento do Pan-Americano

Campeões em Santiago, mesa-tenista e ginasta representam Brasil às 20h

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 06/11/2023 - Por: Da Redação

O mesa-tenista natural do Rio de Janeiro, Hugo Calderano, e a ginasta de São Paulo, Nicole Pircio, foram designados como os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, marcada para este domingo (5) às 20h (horário de Brasília), no Estádio Bicentenário de La Florida.

Ambos representarão a delegação brasileira, que conquistou a melhor performance da história do evento.

Encerraram a competição na vice-liderança do quadro de medalhas, com 205 pódios (66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes), ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que acumularam 286 medalhas.

O desempenho superou o histórico anterior do Brasil no Pan de Lima, há quatro anos, quando alcançaram 169 medalhas (54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes). A cerimônia de encerramento do Pan será transmitida ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil.

Neste último dia de competições, Calderano, atual número 4 do mundo no tênis de mesa, assegurou sua segunda medalha de ouro em Santiago. Tornou-se campeão na categoria de equipes masculinas, ao lado de Vitor Ishiy e Eric Jouti.

O trio brasileiro superou o Canadá em três das quatro partidas disputadas. Além das conquistas douradas, Calderano também conquistou a prata na modalidade de duplas masculinas ao lado de Ishiy. No mesmo dia, a equipe feminina de tênis de mesa garantiu o bronze, elevando para sete o total de medalhas conquistadas pelo tênis brasileiro no Pan.

Natural de Campinas (SP), Nicole Pircio finaliza sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Santiago com uma notável performance, acumulando três medalhas de ouro na disputa do conjunto geral – nos cinco arcos e na modalidade mista (três fitas e duas bolas).

"Estes dois jovens representam os valores fundamentais do Movimento Olímpico: respeito e excelência. São atletas vitoriosos que rapidamente se tornaram fonte de inspiração para a juventude esportiva brasileira. O Comitê Olímpico do Brasil acredita que eles representarão com distinção todos os mais de 600 atletas brasileiros que estiveram presentes em Santiago", afirmou Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB).