Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Brasil conquista duas medalhas de prata no tiro com arco e garante vaga para Paris 2024 nos Jogos Pan-Americanos

Ana Machado leva medalha inédita no feminino e brilha com D'Almeida

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 06/11/2023 - Por: Da Redação

A modalidade de tiro com arco do Brasil encerrou sua participação no último dia do torneio com a conquista de mais duas medalhas de prata, assegurando simultaneamente a vaga olímpica para o país nos Jogos de Paris 2024. A estreante no Pan, Ana Machado, natural de São Paulo, garantiu uma medalha inédita na categoria arco recurvo feminino e, adicionalmente, confirmou a participação brasileira na disputa feminina da modalidade em Paris. Antes desse feito, Ana conquistou a medalha de prata na categoria duplas mistas, ao lado de Marcus D'Almeida, originário do Rio de Janeiro, que no sábado (4) havia garantido a medalha de bronze na competição por equipes masculinas.

Para chegar à final do arco recurvo feminino, Ana Machado superou na semifinal a norte-americana Casey Kaufhold, atual número dois do ranking mundial, com um placar de 6 a 4. Na batalha pela medalha de ouro, Ana foi derrotada pela mexicana Alejandra Valencia por 7 a 1.

"Este foi meu primeiro Pan e foi uma experiência incrível. Foi uma semana surpreendente e consegui alcançar todos os meus objetivos. Conseguimos a vaga para Paris, que era o nosso principal objetivo, e ainda conquistei duas medalhas", expressou a arqueira em declaração ao site do Comitê Olímpico do Brasil.

O domingo também foi marcante para Marcus D'Almeida, que pela primeira vez garantiu duas medalhas em uma mesma edição dos Jogos Pan-Americanos.

"Foi desafiador. Todos vieram com suas melhores equipes para este campeonato de tiro com arco, pois a vaga olímpica estava em jogo, tornando o torneio muito significativo. Todos os que não tinham uma vaga olímpica priorizaram este evento em seu calendário, o que não era o meu caso. Então, eu sabia que algumas coisas poderiam acontecer e que talvez não saísse com o ouro, mas estou feliz em voltar com duas medalhas. Ao longo de todo o Pan, saio com uma medalha, hoje estou saindo com duas", celebrou o atleta, que conquistou o bronze no sábado (4) ao lado de Matheus Gomes e Matheus Ely na competição de equipes masculinas de tiro com arco.

O desempenho do Brasil, com três pódios, é o melhor registrado na história do torneio. Além disso, o país garantiu presença nas competições individuais e mistas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. As vagas no tiro com arco não são nominativas: os representantes do país serão definidos por critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira do Tiro com Arco (CBTArco).