Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Tenista mato-grossense mantém a 4ª posição do ranking nacional com dificuldades

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 24/07/2015 - Por: Assessoria

 Um dos atletas prodígio do tênis mato-grossense, Richard Gama, aos 12 anos de idade, vive intensa rotina de treinos para manter a quarta posição no ranking nacional, na categoria 12 anos, e ainda conseguir avançar. Mesmo com obstáculos extras provenientes de dificuldades financeiras. Competindo com oponentes que participam de todos os torneios nacionais, acumulando pontos em cada um deles, Richard precisa escolher um número limitado para disputar, pois os recursos disponíveis não permitem que entre em todas competições.

De acordo com o técnico e pai do tenista, Émerson Sousa, o garoto já disputou 63 partidas e obteve 51 vitórias só neste ano. O que significa aproveitamento de 80,95%, conforme  dados disponíveis no ranking da Confederação Brasileira de Tênis (CBT),  no qual são contabilizados apenas os jogos oficiais dos torneios nacionais. Segundo Emerson, agora o menino está em preparação para três etapas nacionais e também para a 4ª etapa do Circuito Mato-grossense de Tênis, que é organizado pela Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT).

“Richard começou a praticar tênis aos seis anos. Confesso que, como fui atleta da modalidade e sou professor nela, acabei sendo a influência para que ele também iniciasse no tênis. Desde quando ainda estava na barriga da mãe já queria ver ele como tenista. Hoje só há um garoto, na categoria de 12 anos, que ainda é tecnicamente melhor que ele. E esse menino está na 1ª posição do ranking nacional. O Richard só não está melhor colocado por não conseguir participar de todos os torneios. Quanto mais jogar, mais pode pontuar”, lamenta o protetor.

O progenitor revela que possui uma verba anual, procedente da iniciativa privada, para participar das competições, mas que esse investimento permite participar de um número específico de torneios, não de todos. E que por isso precisam escolher de quais participar. Diz também ele ser grato pelo que está sendo investido no filhote, mas lamenta a falta de investimento por arte do governo. Afirma também que têm tentado obter maior apoio para que o leque de possibilidades do possa aumentar, o que traria mais resultados para o esporte de Mato Grosso.

 

Para o menino prodígio Richard, que está alheio aos bastidores do esporte, as únicas preocupações ou prazeres são estudar, treinar e vencer. Segundo ele, “meu pai cuida de tudo. Não me preocupo com a metodologia de treinamento e nem com os custos das viagens. Ele é o responsável por tudo isso. Apenas gosto de jogar e tenho foco em conquistar vitórias dentro de quadra. Quero ser tenista profissional” – garante Richard.

Circuito MT

A quarta etapa do Circuito Mato-grossense de Tênis, fase Silver Cup, será realizada de 10 a 23 de agosto, paralelamente em vários clubes e cidades de Mato Grosso. Dentro do estado Richard compete na categoria adulto 2ª Classe, o que não contabiliza pontos para o ranking nacional de 12 anos. Mas as disputas com tenistas mais velhos e experientes servem como preparação para as partidas nacionais. E as três etapas nacionais serão em agosto e depois em setembro e dezembro. 

 

 

--