Cuiabá , MT -
-
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O grupo 777 Partners, que detém a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Vasco, concluiu um acordo para adquirir o Everton, um clube da cidade de Liverpool que compete na Premier League inglesa. O grupo adquirirá todas as ações do empresário Farhad Moshiri, que atualmente detém uma participação majoritária de 94,1% no clube.
Embora o valor exato da transação não tenha sido divulgado, a mídia britânica estima que o custo gire em torno de 550 milhões de libras, o equivalente a cerca de R$ 3,3 bilhões. Em um comunicado, Moshiri, de origem britânica e iraniana, explicou que não está mais em condições de administrar o clube.
"A natureza da propriedade e do financiamento dos principais clubes de futebol mudou imensamente desde que investi pela primeira vez no Everton, há mais de sete anos. Os dias de um proprietário benfeitor parecem estar fora do alcance da maioria, e os maiores clubes são agora geralmente propriedade de empresas de private equity com recursos sólidos, investidores especializados em esportes ou empresas e fundos apoiados pelo Estado", afirmou Moshiri.
Moshiri era acionista do Everton desde 2016 e tornou-se o acionista majoritário dois anos depois. Ele destacou que a venda de sua participação acelerará o financiamento do novo estádio do clube em Bramley-Moore Dock, Liverpool.
"Tenho sido transparente sobre a necessidade de atrair novos investimentos para concluir o financiamento do nosso novo estádio em Bramley-Moore Dock, que financiei predominantemente até agora. Tive conversas longas com várias pessoas e considerei algumas oportunidades potencialmente sólidas. No entanto, foi através dessas conversas que acredito que o grupo 777 é o parceiro ideal para levar nosso grande clube adiante", acrescentou.
Além de deter a SAF do Vasco, o grupo 777 Partners possui participações em diversos clubes ao redor do mundo, incluindo o Genoa na Itália, o Hertha Berlin na Alemanha, o Standard Liège na Bélgica, o Red Star na França, o Sevilla na Espanha e o Melbourne Victory na Austrália.
Josh Wander, sócio-fundador da 777, expressou sua honra pela oportunidade de fazer parte da família Everton como guardiões do clube. Ele enfatizou o compromisso do grupo em desenvolver a infraestrutura esportiva e comercial para os times masculino e feminino, visando proporcionar resultados para as futuras gerações de torcedores do Everton, trabalhando em conjunto com os fãs e todas as partes interessadas.