Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Seleção de Vôlei Reflete sobre Desapontamento no Sul-Americano em Busca de Prevenção de Crise no Pré-Olímpico

Para a surpresa de todos, esta foi a primeira vez na história que a seleção masculina perdeu uma edição do Sul-Americano

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 01/09/2023 - Por: Da Redação

Nos últimos dois anos, a seleção brasileira masculina de vôlei enfrenta uma queda em seu desempenho, e o alarme soou novamente após um resultado frustrante nesta temporada. Após uma dura derrota por 3 sets a 0 para a Argentina na noite de quarta-feira, o técnico Renan Dal Zotto e os jogadores expressaram preocupação em tirar lições dessa perda do título do Campeonato Sul-Americano, que ocorreu às vésperas do Pré-Olímpico.

Para a surpresa de todos, esta foi a primeira vez na história que a seleção masculina perdeu uma edição do Sul-Americano, e o revés foi ainda mais doloroso por ter acontecido em casa, no Recife. O Brasil, que é o maior vencedor desta competição continental com 33 títulos, viu os argentinos conquistarem o campeonato pela segunda vez, a primeira delas em 1964, justamente o único ano em que o Brasil não participou.

A preocupação é real, uma vez que o Brasil também tem visto seu desempenho declinar em grandes competições nos últimos dois anos. A equipe, liderada por Renan, agora enfrenta um desafio acelerado para se preparar para o torneio que concede vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O Pré-Olímpico está marcado para ocorrer entre 30 de setembro e 8 de outubro no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Renan afirmou: "Não foi o resultado que esperávamos, embora soubéssemos que seria um jogo extremamente difícil. A seleção argentina fez um grande jogo, e hoje nós não estivemos no nosso melhor. Precisamos manter o foco no Pré-Olímpico, que é o nosso principal objetivo deste ano."

O capitão Bruninho demonstrou estar profundamente abalado com a derrota, especialmente em um torneio considerado mais acessível. Ele comentou: "É um sentimento muito ruim neste momento, de fracasso, vergonha e tristeza, pessoalmente mesmo, porque não consegui alcançar o que desejava. Mas não temos tempo para lamentar. Precisamos nos recompor. Nada funcionou bem hoje."

Lucarelli acrescentou: "Vai doer ainda, mas agora temos o Pré-Olímpico pela frente, que é a nossa prioridade deste ano. Precisamos aprender com o que aconteceu hoje, porque nossa principal meta é garantir a vaga nos Jogos Olímpicos, e temos muito trabalho pela frente."

O vice-campeonato no Sul-Americano foi a segunda decepção da seleção masculina este ano, após ter terminado em sexto lugar na Liga das Nações, a principal competição da temporada, resultado que se repetiu do ano anterior. Em 2021, os brasileiros haviam conquistado o título.

A queda no desempenho da seleção começou a ser notada em 2021, quando ficou fora do pódio das Olimpíadas pela primeira vez desde Sydney-2000. Nas quatro edições subsequentes dos Jogos Olímpicos, o Brasil havia conquistado ouro ou prata. Em Tóquio, terminou em quarto lugar.

Essa queda de rendimento também se reflete no Campeonato Mundial. Após ser tricampeão em 2002, 2006 e 2010, o Brasil ficou em segundo lugar em 2014 e 2018. No ano passado, conquistou o terceiro lugar. Agora, o objetivo da seleção é evitar outra surpresa no Pré-Olímpico.