Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Emoção à flor da espada: Campeonato Mundial de Esgrima tem início neste sábado!

Delegação brasileira terá vinte atletas na competição, disputada em Milão, na Itália; campeã mundial em 2019, Nathalie Moellhausen é a principal esperança de medalhas

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 20/07/2023 - Por: Da Redação

O tão aguardado Campeonato Mundial de Esgrima, o evento mais importante do ano no cenário esportivo da esgrima, tem sua estreia marcada para este sábado, dia 22, na encantadora cidade de Milão, na Itália. Ao longo dos próximos dias, até o dia 30, os melhores atletas da modalidade estarão reunidos, exibindo seus incríveis talentos na pista, competindo individualmente e por equipes, na busca pelas cobiçadas medalhas e pela valiosa pontuação dobrada no ranking mundial. Os embates acontecerão nas três armas, para ambos os gêneros, somando um total de doze provas emocionantes. Representando 100 países, vinte deles brasileiros, essa competição internacional promete trazer momentos de pura adrenalina e superação.

O Campeonato Mundial, além de sua importância incontestável, tem um diferencial especial nesta edição, pois ocorre em um ano pré-olímpico. Isso significa que o torneio possui grande relevância no contexto dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, já que a pontuação obtida no evento influenciará diretamente na classificação de equipes e atletas para o tão almejado evento esportivo.

Destacando-se entre os atletas brasileiros que brilharão na competição, temos a espadista Nathalie Moellhausen, atualmente ocupando o 4º lugar no ranking mundial. Nathalie possui uma trajetória de sucesso, tendo conquistado a única medalha do Brasil na história dos Campeonatos Mundiais: um ouro em 2019, na Hungria. Sua trajetória vitoriosa também inclui um bronze em 2010, na França, quando representava a Itália, além de ter sido medalhista de ouro e bronze pela equipe italiana. A esgrimista acumula impressionantes oito medalhas em etapas da Copa do Mundo (3 ouros, 3 pratas e 2 bronzes) e quatro em Grand Prix (1 ouro e 3 bronzes). Na temporada atual, Nathalie venceu o Grand Prix em Doha e uma etapa da Copa do Mundo em Barcelona. Recentemente, contribuiu para a conquista do bronze pela equipe nacional no Campeonato Pan-Americano. Além de Nathalie, o time verde e amarelo na prova por equipes de espada é composto pelas espadistas Amanda Netto Simeão, Marcela Silva e Victoria Vizeu.

Outra aposta brasileira que merece destaque é o floretista canhoto Guilherme Toldo. Totalmente recuperado de lesões, Toldo está determinado a recuperar a posição de destaque que já ocupou no ranking mundial, chegando a figurar entre os dez melhores. Sua motivação está em alta, impulsionada pela conquista da medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano. Guilherme competirá individualmente e por equipe, juntamente com Lorenzo Mion, Paulo Morais e Pedro Marostega.

É importante mencionar que o Brasil será bem representado na competição de espada masculina, com um grupo de oito atletas. O destaque do time é Alexandre Camargo, canhoto e número 1 do Brasil, atualmente posicionado em 61º no ranking mundial. Camargo conquistou nesta temporada três etapas do Torneio Nacional e obteve um honroso sétimo lugar no Campeonato Pan-Americano. Além dele, Fabrizio Lazzarotto, Leandro Seini e Maurício Pellegrino completam a equipe brasileira nas disputas individuais e por equipes.

Na categoria sabre, o Brasil será representado por Bruno Pekelman e Fábio Salles nas disputas individuais. Eles contarão com o suporte de Pedro Marostega, que também competirá individualmente no florete. O sabre feminino terá Karina Trois, Luana Pekelman e Giulia Gasparin representando o país, tanto no individual quanto na prova por equipe. Infelizmente, um desfalque de última hora ocorreu no sabre feminino, com Pietra Chierighini afastada da competição devido a uma lesão no ombro.

No florete feminino, o Brasil será representado por Bia Bulcão, Giovana Bonetti e Mariana Pistoia. Mariana Pistoia, atual líder do ranking nacional, é a única atleta destra da equipe. Bia Bulcão, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, traz toda sua experiência para almejar um bom resultado internacional, mantendo a esperança de uma classificação para os próximos Jogos Olímpicos. Giovana Bonetti fará sua estreia na competição, pronta para enfrentar os desafios com determinação e talento.

Confira abaixo a programação das provas individuais do Campeonato Mundial:

  • 22/7: Sabre masculino e espada feminino - eliminatórias individuais
  • 23/7: Espada masculino e florete feminino - eliminatórias individuais
  • 24/7: Florete masculino e sabre feminino - eliminatórias individuais
  • 25/7: Sabre masculino e espada feminino - fases finais individuais
  • 26/7: Espada masculino e florete feminino - fases finais individuais
  • 27/7: Florete masculino e sabre feminino - fases finais individuais

Não perca nenhum momento dessa emocionante competição, onde os melhores esgrimistas do mundo se enfrentam em busca do título mundial. É a chance de torcer pelo Brasil e acompanhar lances de pura emoção e destreza na arte da esgrima.