Untitled Document
Cuiabá , MT - -


Empresa oferece esportes de aventura e incentiva turismo local

Juntamente com o marido, ela passou a praticar o esporte e abriu uma empresa de esportes de aventura que oferta a canoagem

ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Data: 08/01/2023 - Por: Gazeta Digital

Em 2010, a jornalista Maria Rita Ferreira, 44, descobriu por meio de um convite para remar com um amigo a paixão pelo caiaque extremo. Juntamente com o marido, ela passou a praticar o esporte e abriu uma empresa de esportes de aventura que oferta a canoagem, as trilhas na natureza e o famoso mountain bike, que é uma modalidade onde o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos em uma bicicleta. Na época, este nicho era pouco explorado e logo ganhou muitos adeptos.

 

Ela e o marido sempre gostaram de praticar exercício físico. Era costumeiro realizar praticas urbanas que envolviam esportes, sendo em quadras ou no tatame, mas nunca em contato com a natureza, e como o convite para a atividade aquática era uma coisa nova eles prontamente aceitaram. 

 

Sentindo a conexão com a natureza, eles decidiram abrir uma empresa para que pessoas quem também quisessem sentir o gostinho da aventura também pudessem ter a possibilidade. O que começou com a promoção das atividades esportivas, logo se expandiu para realização de eventos com as modalidades.

 

Maria Rita, que sempre teve a natureza como algo contemplativo e não como objetivo de práticas esportivas, conta que essa mudança na sua rotina foi uma motivação a mais. Isso porque, segundo ela, na natureza é possível encontrar diversas experiências novas e obstáculos que te "conectam com a atividade".

 

"Depois que eu comecei a praticar o caiaque extremo me sinto muito mais confiante. Porque a partir do momento que você começa a praticar algo que na sua percepção é algo difícil você se torna uma pessoa mais confiante. Isso transcorre por outras áreas da sua vida tendo um impacto muito positivo, além da melhora na qualidade de vida que o esporte proporciona",  pontua a jornalista.

 

Ela ressalta também o bem que a natureza trazer ao psicológico das pessoas. Ainda mais em tempos em que muitas pessoas sofrem com saúde mental debilitada, a conexão com a natureza pode curar.  

 

O Ultra Macho, empresa criada por ela e pelo marido, surgiu após um evento multi-esportivo realizado no Lago do Manso em que os participantes remavam, corriam e pedalavam em times. Diante da experiência, veio a ideia de realizar algo parecido no Coxipó do Ouro. O evento lotou as vagas em 5 dias devido à demanda de pessoas que queriam participar. O sucesso da ação deu nome à empresa. 

 

Os eventos esportivos já foram realizados em Chapada dos Guimarães, Jaciara, Campo Verde, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis com o intuito não só de incentivar as práticas esportivas, mas com a intenção de levar as pessoas para conhecer a natureza de Mato Grosso.

 

"As pessoas gostam muito de viajar para conhecer novos lugares e às vezes não percebem que elas moram em um lugar maravilhoso. Então, a gente sempre tem esse foco de tirar as pessoas da zona de conforto, mas tudo com suporte, desde a segurança e o suporte com os atletas", ressalta.

 

Para praticar a canoagem, a empresa oferece eventos nos rios próximos à Cuiabá, onde as pessoas que não são habituadas ao esporte podem  aprender.

 

E para essa prática, em rios calmos, com decidas de aproximadamente 5 km, é indicada para iniciantes. Porém para caiaque é preciso preparo físico para melhor desempenho e segurança. Maria Rita conta que o esporte requer aulas e equipamentos específicos, sendo praticado juntamente com pessoas mais experientes.

 

Por essa razão o esporte não é ofertado de forma comercial pela empresa, que tem como foco as pessoas iniciantes que nunca participaram do remo e desejam ter novas experiências na natureza. 

 

"Mato Grosso é o melhor lugar do Brasil para praticar o caiaque. Tem os rios mais bonitos do Brasil. É um privilégio morar aqui", garante.