Data: 18/04/2022 - Por: Assessoria
O Governo de Mato Grosso encaminhou ao Governo Federal o pedido de internacionalização temporária do Aeroporto Marechal Rondon, de Cuiabá, pelo período de quatro meses, até a finalização dos jogos da Copa Sul-Americana, em 1º de outubro. O Dourado chegou a correr risco de perder pontos na partida de estreia no campeonato continental pelo fato do aeródromo ter autorização para receber apenas aviões de origem nacional.
O secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, destacou que, atualmente, para a liberação definitiva da internacionalização, o aeroporto depende de investimentos e adaptações a serem executadas pela atual concessionária responsável, conforme exigências dos órgãos públicos federais envolvidos no processo, ou seja, independe da atuação do governo estadual.
O ofício foi enviado ao ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes Cordeiro. E ainda, aos diretores-presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Juliano Alcântara Noman e Antônio Barra Torres, respectivamente, bem como ao superintendente regional do Departamento de Polícia Federal em Mato Grosso, Sérgio Mori.
Gallo pontuou que o requerimento leva em consideração o fato de que o campeonato conta com a participação do Cuiabá Esporte Clube, que precisará receber a visita de clubes internacionais na Capital.
"A internacionalização temporária do aeroporto vai permitir pousos e decolagens de aeronaves com as delegações de outros países, por um período mais longo. Sempre vamos apoiar o esporte mato-grossense e nossa intenção nesse momento é evitar que haja prejuízo irreparável à participação do Cuiabá no campeonato internacional", explicou o secretário.
Gallo lembrou que, à época da Copa do Mundo Fifa 2014, o Aeroporto Marechal Rondon também obteve a internacionalização temporária, permitindo pousos e decolagens de países vizinhos, assim como em 2021, para realização da Copa América. Mais recentemente, no dia 6 de abril, por intermédio do governo estadual, também foi liberado o pouso da delegação do time peruano Melgar para a disputa da Copa Sul-Americana na Arena Pantanal.
O próximo jogo do Cuiabá na Arena Pantanal está marcado para o dia 27 de abril, contra o time argentino River Plate. A expectativa é de que uma resposta seja encaminhada pelos órgão federais competentes até lá.
Entenda o caso
O Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, recebeu uma autorização temporária no dia 06 de abril para que a delegação do Melgar desembarquesse na capital mato-grossense. O time peruano enfrentou o Cuiabá, no dia seguinte, na Arena Pantanal, pela estreia na Copa Sul-Americana.
O Cuiabá correu risco de perder a partida por W.O. isso porque o Melgar havia pedido autorização para desembarcar em Mato Grosso, mas recebeu um aviso de que apenas aviões de origem nacional podiam a aterrissar na capital mato-grossense.
Rapidamente o governador Mauro Mendes e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jefferson Neves, se empenharam para conseguir a liberação. O Governo de Mato Grosso enviou todos os dados do voo para a Anvisa e Receita Federal para ter essa licença temporária para receber o voo com a delegação do clube peruano. Após os impasses, o jogo foi realizado e o Cuiabá venceu o Melgar por 2 a 0 na Arena Pantanal.