Data: 17/02/2022 - Por: Fernando Soares
Por meio de reunião virtual, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o primeiro conselho técnico da história da Série D do Brasileiro, com a participação de membros dos 64 clubes da competição. Os representantes mato-grossenses - Ação e Operário-VG - conheceram o grupo que vão compor e os adversários que irão enfrentar no campeonato.
Tuiuiú e Tricolor integram o Grupo A5 juntamente com Ceilândia-DF, Costa Rica-MS, Iporá-GO, Grêmio Anápolis-GO, Anápolis-GO e Brasiliense. Diferente da última temporada, a Série D não terá fase preliminar e começará diretamente na etapa de grupos regionais, com os os quatro melhores avançando para os mata-matas.
A primeira rodada está agendada para acontecer nos dias 17 e 18 de abril, onde os times de Mato Grosso enfrentam clubes goianos. O Operário-VG visita, Iporá e o Ação recebe o Grêmio Anápolis.
A principal novidade da competição será a cota de R$ 120 mil que cada participante receberá, além de valores extras para os clubes que garantirem o acesso. A estreia do Campeonato Brasileiro Série D está agendada para o dia 17 de abril e vai até 25 de setembro.
Ao todo, a entidade máxima do futebol brasileiro investirá cerca de R$ 60 milhões na organização da Série D, garantindo transporte, hospedagem, alimentação, custos de arbitragem e dopagem, entre outros gastos para a realização das partidas.
Cotas e premiações
Ficaram definidas as premiações para os quatro primeiros colocados:
1º lugar: 320 mil reais + veículo FIAT.
2º lugar: 250 mil reais + veículo FIAT.
3º lugar: 150 mil reais.
4º lugar: 100 mil reais.