Logo


Cuiabá , MT - -

Cuiabana viaja ao Catar para assistir sua terceira Copa

A primeira experiência foi quando o campeonato teve o Brasil como país sede



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A Copa do Mundo no Catar finalmente chegou e traz com ela a esperança dos brasileiros levantarem a sexta taça do Mundial e se tornar a única seleção hexacampeã. 

 

No clima dos jogos, o GD conversou com Sissy Cambuim, 39, jornalista que viajou ao Catar para prestigiar o evento e torcer de perto pela seleção brasileira. 

 

Sissy conta que essa é sua terceira Copa do Mundo. A primeira experiência foi quando o campeonato teve o Brasil como país sede. Naquele ano, 2014, houve jogos em Cuiabá. 

 

"Acho que todo brasileiro, especialmente da minha geração, já nasceu um pouco torcedor. Temos muitas memórias afetivas com o futebol. Pintar a rua, reunir a família, amigos", além disso a jornalista conta que teve maior noção do tamanho do campeoneto "em casa", o que também possibilitou conhecer novas culturas com a visitas de turistas de todas as partes do mundo.

 

Mas foi só em 2018 que ela se juntou a mulheres do Brasil inteiro que iriam para a Copa da Rússia. Lá, com o grupo formado, elas se juntaram ao Movimento Verde e Amarelo (MVA), famoso no Brasil inteiro por ser a única torcida organizada da seleção e estruturaram a ala feminina da torcida do Brasil, nomeada por Elas no MVA. 

 

“Assim formamos uma rede de apoio, não apenas para as mulheres que vão para a Copa do Catar agora, mas para as torcedoras brasileiras que acompanham a nossa seleção em diversas modalidades”, explica a torcedora sobre o propósito do grupo e sua importância não só no futebol.  

 

Mesmo com o evento sendo muito curto, Sissy conta que deseja conhecer um pouco da cultura e participar dos eventos e atrações, mesmo que "tudo fique muito internacionalizado", como ela mesmo diz, com a presença de diversos torcedores de vários países em um só local. Ela conta que é um grande atrativo deparar com culturas diferentes. 

 

Palmeirense de coração, a comunicador relata que gosta de futebol desde que se entende por gente. Por mais que goste muito de torcer pelo seu time, a copa do mundo traz um sentimento diferente, por estar diretamente ligado com suas memórias afetivas para sua geração, que ainda ontem viu a seleção brasileira levantar a quinta taça. 

 

O planejamento para essa copa começou no final do evento passado. Com a divisão em 3 fases realizado pela FIFA, foi ainda mais tranquilo de Sissy garantir seus ingressos até as quartas de final, que é a etapa que ela conseguirá participar devido ao tempo de férias no trabalho. 

 

"Essa vai ser uma copa diferente das outras, pois é um país pequeno e todas as torcidas estarão no mesmo lugar ao mesmo tempo. Então deve ser uma troca de experiências muito intensa. O Brasil chega com um bom time, o que nos deixa bastante animados como torcedores", pontua.

 

A Copa do Mundo do Catar começa nesse domingo (20), com a abertura e o jogo Catar x Equador às 12:00. Mas a Seleção Brasileira, só entra em campo na quinta-feira (24), às 15:00 contra a Sérvia. Na fase de grupos o Brasil ainda enfrenta a Suíça na segunda-feira (28), às 12:00 e a equipe de Camarões na sexta-feira (2), às 15:00.


Data: 2022-11-18 00:00:00